Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Melhorar Justiça pela tecnologia é vital para América Latina, diz presidente do Supremo peruano




“A melhora da Justiça por meio da tecnologia é vital para a América Latina. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um guia a ser seguido em termos de planejamento e implementação do projeto de digitalização do Judiciário peruano”, afirmou o presidente da Corte Suprema de Justiça do Peru, César San Martín. 

Segundo San Martín, o Banco Mundial indicou a experiência desenvolvida pelo STJ como referência para o Peru, que deve iniciar projeto similar financiado pelo banco. “A generalização da informatização na América do Sul é útil para todos. No médio prazo, o resultado será muito positivo”, declarou o vice-presidente do STJ, ministro Felix Fischer. No exercício da Presidência, ele recebeu os peruanos para dar início à visitação técnica.

O ministro Fischer explicou que a adaptação inicial foi difícil. “Começamos em 2008 com processos cíveis, e concluímos no ano passado com praticamente todos os processos digitalizados. Apenas um ou outro eventualmente ainda tramita fisicamente, por peculiaridades dos autos”, esclareceu.

Para o vice-presidente do STJ, o trabalho também teve um aspecto social importante, ao dar oportunidade de emprego para deficientes auditivos, que foram bastante eficientes no trabalho de digitalização. O ministro também destacou outros países que estiveram no Tribunal para conhecer o projeto, como Cuba, Espanha e Eslováquia.

“Não precisamos ir longe para aprender com as boas experiências se temos vizinhos com projetos extremamente bem-sucedidos na busca de uma Justiça mais rápida e de maior qualidade. Estamos impressionados com a magnitude do trabalho feito pelo STJ”, concluiu San Martín.

Nesta segunda e terça-feira, a delegação participa de reuniões com as áreas de tecnologia da informação e taquigrafia. Eles também conhecerão os procedimentos de autuação, trâmite e julgamento dos processos. Na quarta-feira, será assinado o protocolo de cooperação técnica entre os tribunais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário